Sobreviventes de câncer de pele contam como se protegem do sol

Sobreviventes de câncer de pele usam vários métodos para proteger a pele do sol, incluindo proteção física, como chapéus de abas largas. (Foto: Getty Images)
Sobreviventes de câncer de pele usam vários métodos para proteger a pele do sol, incluindo proteção física, como chapéus de abas largas. (Foto: Getty Images)

Você já sabe a importância de se proteger dos raios nocivos do sol e provavelmente fará o melhor que puder. Mas os sobreviventes de câncer de pele sabem o quão importante é ter uma excelente proteção solar toda vez que pisam fora de casa.

Já conhece o Instagram do Yahoo Vida e Estilo? Segue a gente!

"Me esforço muito para ser cuidadosa", disse Julie Barthels, uma assistente social clínica licenciada, que teve carcinoma basocelular e carcinoma de células escamosas. "Nunca me preocupei muito com o sol antes do susto com o câncer de pele."

Leia também

Suzanne Carey-Fernandez, que teve um melanoma removido da panturrilha, concorda. "Tenho muito mais cuidado se sei que ficarei fora por um tempo", disse ela ao Yahoo.

Muitos sobreviventes de câncer de pele insistem que as práticas seguras para se proteger do sol são algo com o que as pessoas devem se preocupar constantemente. Veja o que eles fazem para se manter seguros - e por que isso é importante.

Escolha um protetor solar que você realmente usará

É fácil comprar protetor solar, mas você precisa aplicá-lo para colher os seus benefícios. É por isso que Carey-Fernandez opta por um que ela sabe que vai usar. "Certifique-se de cobrir qualquer pele exposta com um UVA, UVB de FPS 45 ou mais", disse ela. Carey-Fernandez gosta de usar o protetor solar Neutrogena Ultra-Sheer Dry Touch. "Dura o dia todo e não fica pesado na pele", disse ela. "É à prova d'água também."

Use um chapéu grande diariamente

Jan Campen Leon Nickel conta que ficou "chocada" quando seu dermatologista disse a ela que uma mancha marrom no seu nariz era melanoma. Desde então, ela teve "vários" outros pontos cancerígenos removidos do seu corpo. Ela agora sempre usa chapéu quando está na rua e opta por um chapéu de palha que comprou na Target. "Eu prefiro esse porque não é um chapéu muito quente, e não vai voar da minha cabeça no meio da rua", disse Nickel.

Carey-Fernandez também diz que usa regularmente “chapéus grandes”, acrescentando: “Prefiro que alguém ria do meu chapéu e eu ter que explicar como é importante manter a pele segura do que arriscar mais más notícias do dermatologista”.

Preste atenção em quanto tempo você fica no sol

Antes de ter câncer de pele, Carey-Fernandez diz que "não conseguia calcular quanto tempo o protetor solar duraria". Agora, ela presta atenção à quantidade de tempo que fica no sol. "Eu estava nervosa na nossa última viagem, quando estávamos em um barco durante a maior parte do dia, mas tive o cuidado de reaplicar o protetor e procurei ficar na sombra, então eu não me queimei", disse ela. "Sabendo o que fazer agora, espero me sentir mais confiante em permanecer protegida no futuro, já que gostamos de ser ativos e ficar ao ar livre."

Passe protetor solar, mesmo quando estiver nublado

É comum supor que você não precisa de protetor solar quando não está ensolarado, mas isso é um erro. "Eu sempre uso protetor solar ... mesmo quando está nublado", disse Nickel. Ela costuma usar os protetores Elta MD FPS 46 e PCA Skin FPS 45.

Procure sombra - ou faça a sua própria

Este é um grande problema para os sobreviventes de câncer de pele. Barthels diz que ela criou sombra em seu quintal onde antes não havia nada para se proteger. "Eu gosto de nadar e instalei um guarda-sol sobre parte da nossa piscina para me proteger", disse ela.

Candace Sprick, que teve vários cânceres de pele nas últimas duas décadas, disse ao Yahoo Vida & Estilo que está "muito consciente" do sol e de seus raios. "Eu faço o meu melhor para encontrar sombra, quando possível, até mesmo atravesso a rua só para andar do outro lado, se for mais sombrio", explica.

Tente fazer atividades ao ar livre fora do horário de pico do sol

Tentar ficar longe do sol - especialmente entre as 10h e as 16h, quando os raios UV ficam mais fortes, de acordo com a Sociedade Americana do Câncer - é uma das melhores maneiras de se proteger. Barthels prefere esperar para fazer atividades ao ar livre, como jardinagem e andar de bicicleta, onde muitas vezes não há sombra, até o sol se pôr.

Use produtos de beleza com protetor solar na fórmula

Cada pequeno ato de proteção ajuda. É por isso que Barthels diz que ela usa hidratante Mary Kay com protetor solar no rosto diariamente. "Eu adiciono FPS 70 quando sei que ficarei fora de casa por mais de 15 minutos", disse ela.

Hollis Heavenrich-Jones, que tem uma cicatriz que vai do nariz até o lábio devido a um carcinoma basocelular, conta ao Yahoo Vida & Estilo que usa um hidratante com FPS e base com protetor solar para um fator de proteção adicional. (Ela gosta do creme CC+ da It Cosmetics com FPS 50.) “Eu uso todos os dias”, acrescenta.

Leigh Anne O'Connor, que precisou de cirurgia reconstrutiva no nariz por consequência de um carcinoma basocelular agressivo, conta ao Yahoo Vida & Estilo que usa o Hidratante Ultra Facial Kiehl's com FPS 30 todo dia.

Certifique-se de que seus óculos de sol ofereçam proteção UV

Becky Mckeown, que teve um carcinoma de células escamosas nas costas, gosta muito dessa dica. Ela disse ao Yahoo Vida & Estilo que procura “qualquer coisa com proteção UV” quando se trata de escolher óculos de sol. "Não há necessidade de óculos caros, já que perco muitos pares", disse ela. Apenas certifique-se que a etiqueta nos seus óculos especifique que ele tem proteção contra os raios UV.

Use camisas de mangas compridas quando estiver no sol

Isso pode ser algo complicado quando está quente, mas O´Connor disse que usa regularmente camisas de linho com mangas compridas da J.Jill, Garnet Hill e J.Crew para se proteger e ficar elegante. "Eu passo protetor solar na área do meu peito quando o tempo está quente demais para usar lenços e jaquetas", acrescenta ela.

Opte por roupas com proteção solar

Um sobrevivente de três melanomas, Richard O. Williams, PhD, disse ao Yahoo Vida & Estilo que "raramente" usa mangas curtas ou shorts. Em vez disso, ele prefere usar camisas de safári da Columbia e da Mountain Hardware com uma gola alta que tenha FPS 30 ou mais. "Elas são, definitivamente, as camisas com mangas compridas ideais para um clima quente", disse ele.